Dia Mundial do Vinho

Dia 18 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Vinho

e, para festejar: 🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷🍷

“Servindo vinho ao jantar”

Servir vinho fascina alguns e intimida outros. O segredo, é não ficar intimidado por aqueles que conhecem mais e compreender que há realmente algumas regras sobre escolher e servir vinhos.

Num jantar, o vinho branco é servido antes do tinto e o seco antes do doce. Estas diretrizes lhe serão úteis, quando tiver que decidir que vinhos serão servidos em determinadas ocasiões. Embora alguns experts falem do vinho com ares misteriosos, a verdade é que ele favorece um ritual alegre e aberto a todas as pessoas. Por isso não é uma lei que a carne vermelha exija vinho tinto ou que peixe e aves devem ser acompanhados por vinho branco. O que se deve valorizar é o vinho que vai ser utilizado no preparo da comida, seja o mesmo a ser servido.

Nos jantares elegantes, colocamos em primeiro lugar o copo para o vinho branco, seguido do copo para o vinho tinto e o copo para a água. O copo para espumante, por último, atrás dos copos. Os copos não devem ser cheios até a borda, dois terços são suficientes. O espaço vazio favorece a emanação do perfume do vinho.

***Os vinhos rosés, também são considerados perfeitos por sua leveza e buquê suave. Vinhos podem ser bebidos a qualquer hora e não apenas nas refeições.

***Produção autoral: Heda Seffrin – consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

***Fotografia: Simone Seffrin

#HedaSeffrin#programatvartecozinha#diamundialdovinho

Deixe um comentário