A Mesa de Reis

🍽🍽🍽🍽🍷🍷🍷🍇🍇🍇☘️☘️🍀🍀🎄🎄🎄🎀🎀🎀

por Heda Seffrin

Diz a crença popular que em busca de sorte e bons presságios, um cardápio especial pode ser servido na noite de 6 de janeiro na mesa de reis. O bolo de reis faz parte, muitas frutas secas que representam a prosperidade, um pão amanteigado, que simboliza o corpo de Cristo.

Para garantir a boa sorte, diz a tradição que a mesa deve ser decorada com arroz e lentilhas, ambos crus. Três taças de vinho tinto (use taças pequenas) em homenagem aos três reis magos. Um cacho com 12 uvas verdes, garantia de bons tempos. A sala, pede a tradição, deve ser aromatizada com incenso e decorada com velas coloridas. Vinho e enfeites devem permanecer na mesa durante toda a noite. Na manhã seguinte, o vinho deve ser jogado na pia com água corrente. Crenças à parte, não custa tentar…

Segundo São Leão Magno,os três reis magos simbolizam as três raças humanas: branca, amarela e negra. No antigo Oriente, eram chamados de magos os sábios estudiosos dos astros. Dizia que foram escolhidos para presentear o recém-nascido, menino Jesus, levando ouro, incenso e mirra.

O venerável Breda, descreve os magos de uma maneira notável. Melchior, o mais jovem, com 20 anos, robusto, vestido de azul e branco, usava turbante de várias cores. Já Gaspar, um idoso de aproximadamente 70 anos, ostentava cabelos brancos e longa barba, trajes amarelos cobertos com um manto nacarado, usando sandálias violetas. O terceiro era Baltazar, de rosto escuro e barba cerrada, com roupas vermelhas e sandálias amarelas, aparentava 40 anos.

A caminhada dos reis magos começava na noite de 24 de dezembro, que guiados pela estrela guia chegaram até Belém para presentear Jesus, no dia 6 de janeiro, encerrando assim o ciclo das celebrações natalinas.

*** Produção e decoração da mesa: Heda Seffrin-consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

*** Fotografia:Simone Seffrin

#HedaSeffrin#programatvartecozinha#mesadereis