Preces e Brindes

🥂🥂🥂🥂🍹🍹🍹🍹🎀🎀🎀🎀🥂🥂🥂🍀🍀🍀🍷🍷

por Heda Seffrin

Dizem que o brinde é tão antigo quanto a oração. Trata-se de uma arte que requer agilidade, graça, intuição e animação em tom de voz. Um brinde é sempre o clímax da festa e aceito universalmente como símbolo de boas-vindas.

O brinde e a oração representam rituais ancestrais em todas as culturas. Orar é entrar em união com tudo que é bom. A oração está onde a ação está. Algumas pessoas fazem uma prece antes das refeições e outras as fazem em ocasiões de Natal e Ano Novo. Lembro que minha avó rezava e brindava antes de qualquer refeição. Se você é convidado e não tem a mesma fé, diga “Amém”.

O brinde pode ser feito no começo ou no final da refeição. Cabe ao anfitrião fazer um pequeno brinde de acolhida aos seus convidados, como exemplo: “Bem vindos à nossa casa”, ou “a muitas noites alegres como essa”. Mas nada impede que o convidado o faça e até é muito simpático, como: “ A Francesca e Romano, que nos proporcionaram estes momentos inesquecíveis” ou “ A Marjorie por este jantar maravilhoso”. O brindador se levanta ou apenas ergue o copo, faz o brinde, toma um pequeno gole. Não pode ser longo e com sorriso na voz. Não leia o brinde, é deselegante. Os convidados levantam seu copo e batem o “tim-tim”, um hábito antigo.

Costumamos brindar com espumante, o vinho das grandes ocasiões. Na sua falta, você pode brindar com outra bebida. O que vale é a intenção. Pode ser até no café da manhã, com seu copo de suco. Tenho o costume de brindar o dia que inicia, a saúde de todos, para um mundo mais digno e humano e assim por diante. E com a oração você aquieta sua mente, suas emoções e vibrações.

Brinde a fé, a esperança e a paz em nossos corações. Assim, sempre haverá Natal!

*** Heda Seffrin é consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

*** Fotografia:Simone Seffrin

Deixe um comentário