Open House Natalino

🎄🎄🎄🎄🥂🥂🥂🍰🥧🍨🎀🎀🎅🎅🎅

por Heda Seffrin

A open house é tradicionalmente associada ao Natal e Ano Novo. É um tipo de recepção quando se abre a casa para receber amigos, sem muito trabalho, embora não haja motivo para não fazer uma open house em outra data festiva.

A open house, pela praticidade é a melhor solução para um encontro descontraído, um sistema americano de receber amigos. Não há regras rígidas. Simplesmente se avisa o horário que a casa está aberta. O convite determina tanto a hora do início como a da hora do término, exemplo: das 16 horas às 18 horas, ou das 13 horas às 15 horas. As crianças bem-comportadas podem ser convidadas, junto com os pais. Em tempos idos, no interior, tudo era tão simples, não havia necessidade de convites individuais, os avisos da open house, muitas vezes eram colocados no boletim da igreja ou do clube.

Como não é possível determinar o número certo de pessoas, uma idéia prática é deixar uma mesa preparada com guloseimas típicas da época e que podem ficar expostas por algumas horas. Cesta de nozes, amêndoas, avelãs, tigelas com uvas e cerejas. Frutas secas, panetones e biscoitos de natal. As bebidas podem ficar em uma mesa auxiliar, tipo self-service, fácil para se servir. Na decoração enfeites natalinos e velas. Os convidados devem permanecer meia hora a cinqüenta minutos, o suficiente para cumprimentar os donos da casa, desejando boas festas.

Lembro com saudades da minha infância, quando em dezembro se iniciava as visitas do open house natalino. Aos domingos, se visitava a vizinhança e uma mesa farta de gulodices era servida, com chá ou suco. O ritual era costumeiro, alegre e fraternal. Se desejava fartura, prosperidade, saúde e paz entre todos. Era assim…

Heda Seffrin é consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

Fotografia:Simone Seffrin

Deixe um comentário