Dedos ou Garfo

Por Heda Seffrin

🍴🍽 Embora existam boas razões e até justificáveis quanto à complexidade de certos alimentos difíceis à mesa, não há nenhum motivo para que você não seja uma companhia bem informada e até cativante durante um jantar. É só uma questão de conhecer as regras, que na maioria das vezes baseiam-se no simples bom senso.

🍴🥗 Como devo proceder com as azeitonas? Se servidas como antepasto devem ser comidas com os dedos. Pode também usar os dedos para retirar o caroço da boca, cobrindo a mão com a outra, em concha. Quando servidas em salada, coma-as com o garfo, se estiverem descaroçadas. As batatas fritas quando vierem acompanhando sanduíches ou hambúrgueres, podem ser comidas com os dedos. Senão, corte-as no tamanho certo e use os talheres.

🍴🍽 É complicado comer alcachofras? Não. Comece pelas folhas de fora e vá até o coração da alcachofra. Com os dedos, retiram-se as folhas, uma a uma, mergulhando sua extremidade no molho que acompanha o prato. A parte mais apreciada, o coração da alcachofra, é saboreada com a ajuda de garfo e faca.

🍴🥗 Ervilhas: para pegar as ervilhas fugitivas, use a faca para empurrá-las para o garfo. Outra possibilidade é usar os dentes do garfo para espetar algumas bolinhas por vez. Nunca esmague as ervilhas, é deselegante.

🍴🍕 Pizza: cabe a você decidir. Dobre a fatia ao meio, cuidando para que o recheio fique no lugar e morda-a segurando com os dedos ou deixe a fatia no prato e corte com os talheres.

🍴🍽 Confeitos de desjejum: corte os bolinhos e depois coma-os com os dedos ou garfo. A etiqueta recomenda o uso da lavanda para molhar os dedos e enxugá-los no guardanapo.

Heda Seffrin é consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

Foto:Simone Seffrin

Deixe um comentário