Na mesa, o aconchego dos dias frios

 Alguns anfitriões preferem servir um consomê para enriquecer uma reunião que muitas vezes se estende noite a dentro, com muitas rodadas de vinho. A mesa com toque campestre, realçado com o guardanapo xadrez e prato poá nos levam a informalidade. O arranjo com flores, as frutas variadas,trazem a natureza à mesa e tornam o ambiente alegre e agradável.
*** Mesmo na simplicidade, certas regras de etiqueta não podemos excluir. Os talheres devem ser colocados corretamente, seguindo a ordem do cardápio.Os vinhos nos copos certos para que não percam as suas características. Inspire-se!
Decoração da mesa: Heda Seffrin- consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.
Fotografia: Simone Seffrin

Um Jantar Romântico

💕💕💕💕🍷🍷🍽🍴🍷🍷💕💕🍽🍴🍷🍷💕💕💕💕 💕💕💕💕🍷🍷🍽🍴🍷🍷💕💕

No Dia dos Namorados, prepare um jantar romântico e mostre a sua personalidade na arte de receber, mesmo que seja simples, o sucesso será garantido. Combine o cardápio com o seu gosto pessoal ou faça aquele prato que seu namorado goste. Sirva um bom vinho, espumante para brindar e se acompanhado de cerejas, pode resultar em um efeito romântico. Se as flores não costumam fazer parte da sua decoração, ouse. Elas podem transformar uma paixão. Pétalas de rosas vermelhas espalhadas na mesa, simbolizam as emoções apaixonadas e expressam diferentes sentimentos.

Dica de etiqueta: não esqueça de colocar os talheres corretamente. O guardanapo pode estar no prato ou à esquerda, mas não em baixo dos talheres. O sousplat deixa a mesa mais elegante e decorativa. Sempre que servir vinho, deve acompanhar água.

Inspire-se!

Decoração e produção autoral: Heda Seffrin – Consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

Fotografia: Simone Seffrin

#mesadiadosnamorados#tabledecoration

A “fondue” aquece os corações

No Dia dos Namorados… 💕💕💕

Em clima informal, para um jantar a dois a ideia é conversar em petit comitê, beliscando o delicioso queijo quente, acompanhado de um bom vinho.

Em nossa decoração em ambiente descontraído, usamos acessórios de materiais diferentes ao fazer as composições. Os copos de vinho em tom preto e a garrafa de vinho decorada com guardanapo vermelho fazem o charme em combinação com a panelinha da fondue. Como a fondue têm origem camponesa, o guardanapo em xadrez , o sousplat em palhinha, o prato em poá é uma combinação perfeita para uma noite de fondue.

Frutas acompanham bem especialmente se for fondue de chocolate, assim como pão-de-ló, waffles, pedacinhos de bolo ficam interessantes. Para finalizar um espumante ou um gostoso chá quente.

Dica: Se a fondue for de queijo, sirva-a com vinho branco seco.Se for de carne um bom vinho tinto. Não sirva outro tipo de bebida, a não ser água mineral sem gás.

Produção autoral : Heda Seffrin – consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

Fotografia: Simone Seffrin

#fonduediadosnamorados#producaoculinaria#diadosnamorados

Vinho do Porto

Por Heda Seffrin

🍷🍷Criação portuguesa, paixão universal. Apreciadores estrangeiros beberam o vinho que é produzido em Portugal, nas encostas das montanhas que ladeiam o rio Douro. O historiador grego Polybius, no século I a.C., relatou que uma matreta (recipiente para 27 litros) deste vinho era vendida por um dracma (moeda grega). No tempo dos Césares, os romanos que ocuparam a região introduziram os lagares (tanques de pedra) e as ânforas (vaso grande de cerâmica) para a elaboração e envelhecimento do vinho.

🍇🍷 O cultivo da vinha prosperou e sobreviveu à ocupação dos Mouros. A partir de 1143, quando Portugal se tornou um reino independente, o vinho de Douro aparecia nos decretos reais e, no século XIII, era enviado para a cidade do Porto e exportado para vários países.

🍷🍷 O Vinho do Porto deve ser bebido em um copo apropriado. Precisa ter um pé e bojo redondo. Cheio até a metade, expande o aroma que cativa o mundo. Pode ser bebido como aperitivo, antes das refeições, ou após a sobremesa, como digestivo.

🧀🍇 Queijos e frutas secas acompanham tradicionalmente o Vinho do Porto. A riqueza do paladar de certos queijos, associada ao sabor o vinho, recria um conjunto de sabores e texturas aromáticas maravilhosas. O Porto Branco torna-se um verdadeiro néctar se degustado com amêndoas salteadas em azeite de oliva. Castanhas-de-caju e avelãs são excelentes parcerias de um Porto frutado. O Porto também vai bem numa refeição. Bife com molho de pimenta, um Vintage é divino!

🍐🧀🥣 Sobremesas, assim como frutas, são deliciosas se acompanhadas por um cálice de Porto. Bebido sozinho satisfaz naturalmente. Na sua versatilidade, adapta-se a momentos cordiais, um estímulo para um convite informal e a finalização perfeita para todos os momentos.

Heda Seffrin é consultora de etiqueta e gastronomia. Designer em inovação.

Fotografia:Simone Seffrin

#HedaSeffrin #vinhodoporto