Frutas à Mesa

As frutas merecem ir à mesa não só na intimidade como em ocasiões formais. Perfumadas, saborosas, saudáveis e muito decorativas. Parece ser muito simples mas costuma deixar muitas pessoas embaraçadas na hora de servir. Com ou sem casca? Comer com as mãos ou talheres?

O que fazer com o caroço das cerejas?
Coloque a mão em frente à boca e pegue o caroço, depositando-o discretamente em seu prato.

Como são apresentadas as uvas aos convidados?
As uvas são apresentadas aos convidados em cachos inteiros, acompanhados de tesoura adequada. O convidado separa a parte desejada e coloca em seu prato. Algumas anfitriãs preferem dividir os cachos para facilitar o serviço. As uvas não dispensam o auxílio dos dedos. Separa-se o cacho com a mão esquerda, destacam-se as bagas uma a uma para levá-las à boca. Neste caso o cabinho é colocado no cantinho do prato.

O abacaxi e o kiwi?
Deve vir à mesa descascado e cortado em rodelas. É comido com garfo e faca de frutas. O kiwi chega à mesa descascado e cortado em fatias. É comido com o garfo.

A melancia e o abacate como devo servir?
Numa ocasião formal só se oferece melancia já cortada, picada e descaroçada, servida em saladeira de frutas. O abacate, geralmente à mesa é servido em forma de creme. Em família, cada comensal pode ficar com a metade da fruta, preparar a seu modo com açúcar e limão, comendo o abacate na casca.

Pêssego, manga, amora, morango e framboesa?
O pêssego é descascado com garfo e faca. Para comê-lo corte pedaços em torno do caroço. Não se leva o caroço à boca. Numa refeição (familiar, informal ou formal), mangas devem vir fatiadas e comidas com garfo e faca. Amora, morango e framboesa são levados à mesa bem lavados, sem o cabinho e comidos com garfo e colher. Numa refeição familiar, dispensa-se retirar o pedúnculo e podem ser comidas com as mãos.

É só uma questão de conhecer as regras cuja maioria se baseia no simples bom senso. Mas não se preocupe, alguns detalhes fazem a diferença. Se usar os dedos, deve usar a lavanda para molhar a ponta dos dedos, e, ao final, enxugá-los com o guardanapo.
Decoração:Heda Seffrin
Fotografia:Simone Seffrin

Deixe um comentário