Vinho & Queijo

   Reunir um grupo de amigos em torno de uma mesa de queijos e vinhos é sempre uma  idéia gostosa. É uma proposta para o encontro de velhas amizades para qualquer ocasião. Nesse “vinho e queijo”, o clima é informal e descontraído. Os  próprios alimentos compõem o visual.

   Sobre um sousplat desfilam  fatias de frios e embutidos, rodelas de limão para quem goste de romper a monotonia. A cesta de pães  impõe um toque campestre colocado sobre uma toalha xadrez de colorido vibrante. Espigas de trigo e tábuas de madeira são sempre decorativas para estas ocasiões, realçado pelas garrafas de vinho. Taças para vinho tinto e branco, pratinhos e facas de sobremesa, para cada convidado se servir, guardanapos de tecido ou papel.

   Alguns anfitriões preferem  servir um consomê ou uma sopa para enriquecer  a reunião que muitas vezes se estende noite a dentro, com muita conversa e rodadas de vinho. No inverno, os queijos são fortes e os vinhos encorpados. No verão, os queijos mais suaves, vinhos leves e gelados. Tudo é válido para quem gosta de misturar tudo, pois é uma questão de gosto pessoal.

   Para equilibrar o paladar, combina colocar frutas frescas como  maçãs, uvas, peras. Vale também colocar frutas secas como uva-passa, ameixa-preta, figo-seco, nozes e amêndoas.

   Vinhos de vários tipos, água com e sem gás e para quem não gosta de álcool, ofereça um chá. O vinho rosé também pode ser servido, é elegante.  O espumante  pode ser oferecido aos convidados a qualquer hora e em qualquer ocasião ou para brindar alguma data.

   Embora estejamos falando na informalidade, devemos  beber vinhos nos copos certos para que as suas formas realcem as  suas características. Tratando-se de uma bebida ritualística,  o vinho tinto como o branco pode ser bebido a qualquer hora, não apenas nas refeições.

Decoração da mesa:Heda Seffrin (Consultora de Etiqueta e Gastronomia) Fotografia:Simone Seffrin

Deixe um comentário