Serviço em Bandejas

   As boas maneiras consistem em regras simples, baseadas no bom senso, na cordialidade e no respeito ao próximo. Ainda que o tema da festa possa criar um clima de que “ tudo é permitido” não se deve abrir mão das regras básicas, que nos ensina o essencial para nos relacionarmos em sociedade. 

   Então, garçons circulam com bandejas de canapés, bebidas, parando para oferecê-los aos convidados. O que devo pegar primeiro?

   Pegue um guardanapo da bandeja e fique com ele  na mão durante a festa. Nunca leve canapés diretamente da bandeja para a boca. Coloque em seu guardanapo, antes de pegá-los para comer. Não fale e beba ao mesmo tempo. Essa é uma regra civilizada para qualquer ocasião.

   O que devo fazer com os espetinhos e palitos depois de ter comido canapés, azeitonas e outros alimentos ?   Geralmente, há um pequeno recipiente ou, às vezes, até a metade de uma laranja (que se torna um tipo de “almofada” para espetar) na bandeja do garçom para recolher os usados. Caso não haja, use o guardanapo, até encontrar um cesto de lixo. Não coloque os palitos em qualquer lugar, não deixe pelo chão, pelotines, guardanapos de papel e copos. Mostre que você é uma pessoa educada e civilizada.

   Como devo equilibrar o copo com o drinque, segurar o canapé e ao mesmo tempo cumprimentar uma pessoa?  Só com muita dificuldade, é claro, o que significa que um aceno de cabeça e um sorriso terão que substituir o aperto das mãos. Talvez um lugar onde possa apoiar o copo resolva o problema. Mas, certifique-se primeiro, pois a presença temporária de uma taça de vinho pode estragar uma mesa decorada. Entreguem os copos vazios ao garçom, não os deixem pelo chão, embaixo das cadeiras, como já reparei em alguns eventos.

   Qual a vantagem destas reuniões? Você pode convidar um número maior de pessoas do que num jantar, sem a preocupação de cardápio. Coquetéis são informais, mas não dispensam apresentações sempre que alguém se junta ao grupo. Se não acontecer, tenha paciência e, com expressão agradável, fique por ali e entre na conversa.  A arte de receber não está ligada ao luxo e à ostentação, mas a hospitalidade e ao calor humano.

Decoração e dica de etiqueta:Heda Seffrin

Fotografia:Simone Seffrin

Deixe um comentário